sexta-feira, 25 de setembro de 2009

Curiosidades da Evanescence

CURIOSIDADES

 Banda
Evanescence significa “que se dissolve”, “uma dissipação como o vapor”. Seu pronunciado correto é: Evan-ésens. E o símbolo dos Evanescence, é um símbolo transcrito (da antiga língua índia) pela letra "E".

Evanescence já foi classificada como uma banda cristan, tudo porque Ben Moody disse: "Deus é amor" mas logo a frente corrigiu o mal entendido : "Posso dividir esses sentimentos mas essa não é a missão da banda". Logo Amy Lee diz: "Creio em Deus, mas não tem nada ha ver com meu trabalho".

Até hoje não se sabe dizer o estilo certo sobre a banda, sendo comentados como: Rock Alternativo, Rock Gótico, Metal Alternativo, Hard Rock e Dark Rock.

Durante a escolha do nome para a banda, pensaram em nome de Childish Intentions e Strycken, até então se tornar como Evanescence.

A grande influência que a banda teve para ter seu estilo foi através de Danny Elfman, Type O Negative, Portishead e Sarah McLachlan.

A banda teve começo formado por dois integrantes, Amy Lee (Vocal - Piano) e Ben Moody (Bateria, baixo e arranjos eletrônicos) e umas das primeiras músicas que comporam foram as músicas Understanding e Give Unto Me.

Durante o reconhecimento do grupo através da rádio pra cidade local, Ben Moody ficou meio preocupado pelo o fato de saber que ainda não hávia meios de como se apresentar pois nem dinheiro para pagar músicos, tinham.

O primeiro show feito pela banda foi no Vino's em Little Rock/Estados Unidos.

No Evanescence já se passaram 7 integrantes e oficialmente até o momento só se encontram 3, Amy Lee (Vocal/Piano, Terry Balsamo (Guitarra) e Tim McCord (Baixo).

A banda já fez 11 covers: Soundgarden (4th Of July), Dolphins Cry (Live), Metallica (Enter Sandman), Nirvana (Heart Shaped Box), Metallica (One), A Perfect Circle (Orestes), Offspring (Self Esteem), Stone Temple Pilots (Sex Type Thing), Korn (Thougless), The Doors (People Are Strange).

 Integrantes
A cantora Amy lee desde criança já se admirava com o mundo da música. Chegou a ser presidente do conselho de corais e participou de grupos de teatro durante os anos de estudo na sua escola.

Durante a formação da banda, Ben Moody co- fundador de Evanescence, chegou a receber proposta para entrar em duas bandas, mas recusou, insistindo no grande projeto que ele e a Amy Lee comerçara a desenvolver.

Houve mudanças de integrantes na banda, mas até hoje só se foi esclarecida uma delas. Que foi o caso do ex-baixista Will Boyd, que deixou o grupo em 2006 comentando que ficara muito onge da fámilia durante as turnês e queria agora está do lado deles. Mas no caso de David Hogdes, que saiu por motivos pessoais até agora não esclarecido, Ben Moody (Ex-guitarrista) que abandonou a banda durante a turnê que acabou deixando a cantora super magoada, John LeCompt (Ex-guitarrista) que saiu em meados de 2007 por motivos desconhecidas também e junto nessa, o seu parceiro Rock Gray (Ex-baterista).

Terry Balsamo, atual guitarrista a quem substituiu o lugar do co-fundador da banda, o Ben Moody faz uma ótima parceria a cantora Amy Lee. Segundo ela diz que ele ajuda bastante em suas composições e idéias. Mas houve um susto durante o trajeto do álbum The Open Door. O guitarrista tem de costume a fazer um "headbanger" (Movimentos bruscos balançando a cabeça), o que causou um dano na artéria no pescoço levando á um derrame. Imediatamente foi levado a um hospital ficando por tempo indeterminado.

Amy Lee por sua grandiosa voz já recebeu convites para fazer parte de trilhas sonoras de filme, que no qual fez parte da regravação da trilha sonora de O Estranho mundo de Jack (Nightmare before Christmas) e também chegou a participar do Acústico Mtv da banda Korn, cantando junto com eles umas das músicas de sucessos

 Álbuns
Durante o começo da banda, o primeiro trabalho feito por eles foi um EP (Extanding Play- sigla em inglês que significa um trabalho que não se considera como álbum), que foi divulgado para compra durante o seu primeiro show com 100 cópias da mídia, onde na mesma hora se esgotou, o EP se chamava "Evanescence EP".

"Sound Sleep EP" ou "Whisper EP", foi segundo trabalho da banda que imediatamente ápos ser bem reconhecido pelo "Evanescence EP", tiveram animo para criá-lo no ano seguinte.

No "Evanescence EP" a arte da capa teve uma foto de uma estátua tirada de um cemintério. A peça se chama Angel Of Grife, onde um escultor a fez em homenagem a sua mulher chamada Emelyn e coincidentimente, um outro grupo de rock teve a estátua também usada na arte da capa, mas nada intensional.

Outro trabalho feito pela banda e que também se esgotou na mesma noite com mais de 2 mil cópias foi o "Origin", contendo mais músicas e ganhando mais fãs e admiradores pelo o seu trabalho. E dessa vez teve arte na capa do cd, que foi criada pelo ex-baterista da banda - Rock Gray .

O álbum "Fallen", primeiro trabalho reconhecido mundialmente da banda, ajudou o Evanescence a fazer primeira turnê pela europa e ainda ganhar 2 prêmios no Gramy, um de melhor banda revelação e melhor perfomance hard Rock pela a música Bring Me To Life.

Com o grande sucesso na era "Fallen", o banda resolveu fazer um cd & dvd chamado Anywhere But Home, gravada em Paris/França, que foi produzido pelo o mesmo diretor de U2, porem certos fãs reclamaram pelo os canais de ponto saída de áudio do dvd pois poderiam ser melhor já que o diretor do dvd já esteve com umas das melhores banda do mundo.

A certas curiosidades no dvd, uma é que: se o co-fundador Ben Moody não tivesse abandonado a banda durante a turnê, os extras Bastidores, teriam maior duração no dvd. Outra, é que no menu Principal há um vídeo especial escondido em que a banda fez para um programa de televisão. Já outra curiosidade, é que durante o show dvd, mais precisadamente no começo da música Taking Over Me, pode se vê uma bandeira brasileira na platéia nas mãos de um fã.

A faixa Thoughtless, cover da banda Korn no Dvd " Anywhere But Home", trouxe um processo de US$ 57.000,00 pois o americano Travis Skin, ao comprar o DVD para sua filha, alegou que o encarte não alertava ao conteúdo explicíto das letras.

O segundo álbum da banda, "The Open Door" traz além de um outro ar atsmoférico comparado ao "Fallen", no encarte do cd, a arte também traz algo mais misterioso. A certas figuras que foram colocadas para cada música escrita no encarte. Onde há um significado psicologico para elas. E falando em arte do cd, o design do álbum também foi muito diferente, onde aqueles que fizeram pré-venda pela internet, recebeu a mídia dentro uma caixinha feita de papelão. Mas muito fãs alegam que com grande uso, acaba durando menos.

A cantora em depoimento do seu segundo trabalho sendo reconhecido ao mundo inteiro, ela comentou que estáva bem mais preparada, forte e ciente de seu trabalho e força pessoal. Daí então, o surgimento do no nome pro segundo álbum, que surgiu durante enquanto ela estava dentro de uma piscina.

 Músicas
As canções "Whisper", "My Immortal" e "Imaginary" foram escritas desde que Ben e Amy começaram a escrever juntos.

Na música "Understanding" foram colocadas trecho dos filmes Quando um Homem Ama uma Mulher (When a Man Loves e Woman) e The Haunted House.

Certas músicas do Evanescence foram colocadas trechos em latim, como na música "Anythig For You", "Lacrymosa" e na "Whisper". Durante a parte final da música "Whisper" pode se escutar a frase "Servatis apericulum, Servatis a maleficum" que significa: Salve-nos do perigo, Salve-nos da maldição".

"Going Under" é a musica preferida de Amy Lee, segundo ela, a letra foi tirada depois de terminar uma relação muito e tormentosa e dolorosa pra ela...

Ao fazer a música single "Bring Me To Life", a cantora diz que a letra foi inspirada da relação em que teve com seu marido. No início era para se chamar "Wake Me Up Inside", mas não acabou sofrendo alteração.

Durante a estréia de Evanescence nas rádios, a cantora Amy Lee queria que o primeiro single da banda fosse Going Under, umas das predileta da cantora, porem a música Bring Me To Life tomou conta primeiro do conhecimento da banda pro mundo, graças a trilha sonora em que fez parte de Demolidor - O Homem Sem Medo (Daredevil).

Não só a música "Going Under" mas também a "All That I'm Living For " sofreu rebaixamento durante o sucesso do álbum The Open Door, que infelizmente não foi para as rádios, sendo substituida por "Sweet Sacrifice".

A música "Hello" colocada no álbum "Fallen", segundo a cantora, foi feita para a sua irmã que faleceu quando criança. Tanto que, nunca foi tocada em show e até mesmo, a cantora queria que "Breath No More" ficasse no lugar dela.

A música "Tourniquet", foi uma música feita pela a banda Soul Embraced, onde o ex-baterista Rock Gray participou da banda, trouxe a música ao Evanescence durante o seu tempo com eles e agora novamente se encontra com a banda, criadora da música.

A "My Immortal" foi bem prestigiada pelo o mundo todo e pelo os fãs, mas ficava uma dúvida no ar deles, de o que seria certos bipes que aparecem durante o final da música. Segundo Ben, era do sintetizador do teclado que apertada por muito tempo, acaba naquela sonoralidade e acabaram gostando.

Call Me When You're Sober, foi uma música em que a Amy Lee fez questão que fosse a primeira a estreiar o segundo álbum da banda. Pois a letra se tratava meio que uma resposta sobre o relacionamento em que teve com ex-namorado.

Na música "Your Star", a cantora disse que a escreveu em um noite na cidade de Lisboa/Portugual dizendo que não havia estrela no céu e também se sentia muito sozinha. O engraçado também que durante o coral colocada na música, está em português: "Alma surdo, loucura, o­nde está seu alma? Loucura, todo sozinho". Mas pode se notar que há erro na frase.

"Good Enough" que foi o quarto e último single do álbum The Open Door, foi escrita por Amy Lee e que segundo produtores do filme Ás Cronicas De Nárnia, pediu a ela uma música para fazer parte da trilha e que ocasionalmente foi a "Good Enough", mas após ver a letra, acharam muito sombria.

A cantora de Evanescence, recebeu um convite da Walt Disney para regravar a música da tilha sonora do filme O Estranho Mundo De Jack (Nightmare before Christmas), a Sally's Song. Por coincidência, a cantora desde pequena adorva vê esse filme que a qual, é um de seus prediletos.

 Vídeos
Metade dos clipes feitos pela banda, teve cenas rodadas em outros países.

Primeiro clipe da banda, Bring Me To Life, a Amy Lee já teve que pegar no pesado. Teve uma cena que a cantora teve que pular mais de 20 metros de altura para simular a queda em um prédio. Durante os ensaio, o seu ex-parceiro de grupo, Ben Moody participou também junto com ela o pulo. No clipe, o cantor da banda 12 Stones, marca a presença pois ele, foi conivdado a fazer parte do refrão da música lançada especialmente para o álbum Fallen. O Clipe foi feito na Romênia.

Já no segundo clipe da banda, a cantora investiu pesado no figurino de sua roupa para o clipe, dando um custo de mais de 2 mil doláres que foi feito por ela mesma. E também chegou a pegar um resfriado durante as gravações. O clipe foi baseado no filme A Morte Do Demônio (The Evil Dead) e foi rodado em Los Angeles e em Berlim/Alemanha.

O clipe "My Immortal" foi feito preto em branco, segundo o diretor para da mais realidade da música. O engraçado é que a cantora em minuto se quer, põe o pé no chão, dando a impressão de ser uma alma perdida. As filmagens ocorreram no Gothic Quarter, também chamado de Jesuit Preacher Square pois a igreja que fica no centro é dedicada a ele. O clipe foi rodado na Barcelona/Espanha.

Já no clipe "Everybody's Fool", o contexto dos clipe foi totalmente levado ao pé da letra. Segundo a cantora diz que há pessoas famosas que se vendem através de mentiras e, em certos pontos, chegam a relacionar essas mentiras com sua própria carreira. O clipe também foi feito em Los Angeles pelo o mesmo diretor do clip "Bring Me To Life" e "Going Under".

"Call Me When You're Sober" teve como seu papel de fundo a história de Chápeuzinho vermelho. Colocando lobos de verdade nas gravações que no entanto a cantora sentiu alergia durante as gravações. Outra curiosidade é que o modelo e baterista Oliver James Goodwill da banda Melessa Jean, foi convidado para interpretar o personagem do Lobo como pessoa. O clipe foi gravado em Hollywood.

O segundo clipe do álbum "The Open Door", "Lithium" filmado também em Hollywood, já mostra um clipe mais dark e densa durante a era dos clipes do álbum. Segundo pela a Mtv americana, é o combate da Amy Lee de branco, representando a felicidade contra a Amy Lee de preto que representa a tristeza. A curiosidade também é que a cantora fez outra cena dentro da água como foi o caso do clipe "Going Under".

O clipe "Sweet Sacrifce" foi feito em Los Angeles e baseado no filme A Cella (The Cell). A produção contou com as inormes imagens refletidas em telões de tecido parecendo cortinas, onde integrantes ficavam perto das imagens. Motivo? é como se estivéssemos nas paredes de nossas mentes, diz a cantora.

Em seu último clipe, "Good Enough", o clipe não contou com a participação de toda a banda, somente a Amy Lee. Pois a música na verdade só a dois instrumentos, piano e violão celo. Durante as filmagens, a cantora teve que lidar com fogo e água. O vídeo foi feito em Budapeste.

Com a participação na música "Broken" da banda Sheeter ao qual a Amy namorou o cantor da banda, também participou do clipe que aonde foi feito no Deserto de Lancaster. E grande parte ali do cenário gravado, objetos já faziam parte do lugar, sem mesmo a própria produção colocar.

Carly Smithson irá se juntar com alguns dos ex-membros dAa Evanescence

Carly Smithson, sétima temporada do American Idol, finalizador, sexto lugar, irá juntar-se com os ex - membros da Evanescence Rocky Gray, John LeCompt e Marty O'Brian (este não fazia parte) para formar o Fallen, que, talvez não seja por coincidência que seja o Album de 2003 da Evanescence.

A internet está excitada com os rumores de que a nova banda ainda é chamada Evanescence (errado!) Ou que tenha dissolvido Evanescence (também errado, não ativo, mas Amy Lee está escrevendo canções, seja para um álbum a solo ou Evanescence).

Amy Lee nega rumores sobre colaborção com a Banda Metallica


Amy Lee negou rumores de que ela irá colaborar com a banda de heavy metal Metallica para o próximo álbum que está previsto ainda este ano. Ela foi rumores de ser parceria com o ex-rockers cabelo comprido em uma reformulação de sua clássica faixa "Fade to Black". Em vez disso, Amy está atualmente escrevendo canções para o próximo álbum do Evanescence.

Evanescence no Jogo: "Rock Band"

Harmonix anunciou esta semana que Evanescence estaria vindo para Rock Band para a PS3 e Xbox 360. As três faixas disponíveis será "Bring Me to Life", "Call Me When You're Sober" e "Weight of the World" e será de R $ 5,50, disponível nos consoles 'respectivas lojas online'.

Frases da Emy Lee

Essas frases foram retiradas de pesquisas em toda a Web.

"Eu estou cantando em meu coração agora mais do que nunca."

"Eu sei como é se sentir completamente só e desamparada, e a última coisa que você quer ouvir nessa situação é: 'Vai ficar tudo bem." "A única coisa que parece realmente ajudar é que alguém que já sentiu o mesmo expressar esses sentimentos com você."

"Podemos, por favor ignorar a coisa cristã? . Eu nunca quis ser associado ao Ben. Era uma coisa dele.  É um novo dia."

"Eu acho que nossas letras são definitivamente obscuras, mas eu sei para um fato que nós retiramos nossa inspiração de um milhão de influências diferentes. Nós escutamos tudo crescendo. Nossa música não é apenas 'opera metal' ou 'gothic pop' é apenas Evanescence "

"Eu sou retardada e eu estou na TV"

"Como mulher sinto-me ofendida porque esses artistas retratam as mulheres como pessoas que só pode fazer bem no mundo, vendendo seus corpos. Estou determinado a ajudar a provar que é falso"

"Se as pessoas fazem o divertimento de você, você deve estar fazendo algo certo"

"Sinto cheiro de hambúrguer! Que tem hamburguer?"

"Quando você passar pela tragédia, você pode deixar que isso te destrua e você se torna uma pessoa amarga e nunca vai deixá-lo ir, ou você pode deixá-lo e tornar-se mais forte e deixar ele fazer você crescer. E é isso que eu fiz. Minhas letras são provenientes de lugares que quero que as pessoas se relacionem e sintem que não estão sozinhas "

"Eu era como, 'Cara, faz-me ficar mal. Por favor. Eu quero olhar feio. Eu quero vestir calças cor de laranja. "

"Britney Spears e tudo mais, eles não me ameaçam, não me incomodam, porque não são talentosas."

"Eu não quero jamais ser uma estrela do rock. Quero apenas ser eu."

"Pena que você não pode citar o olhar na minha cara."

"A inspiração vem no meio da noite, quando você deveria estar fazendo lição de casa".

"Há uma coisa que eu acredito, é que eu não sei de nada e tudo pode acontecer."

"Não tenha medo das sombras, ela só significa que há uma luz próxima."

"Ninguém é perfeito. Eu estou perfeitamente imperfeito."

"Estamos todos caidos, mas ao mesmo tempo não estamos quebrados. Existe a sugestão de que estamos indo começar de novo".

"Eu não quero ser Christina Aguilera. Quero ser Amy Lee, a rainha rock - não rainha do sexo."

"Eu sou apenas uma princesa em uma rock-star."

"Todo mundo no ônibus pode rir de mim, e eu vou ser como," Screw you guys: I look good! "

"Honestamente eu só uso o que eu gosto. Você sabe por quê? Porque eu posso, eu sou uma estrela do rock ".

"Nós nunca fomos uma banda religiosa, mas a mídia quer que sejamos".

"É onde eu passei de muitos dos meus anos de alta-escola - no armário. Não foi muito apertado, mas você fica muito quente."

"Eu sempre fui uma rainha dramática. Lembro-me de brincar na cozinha, tentando fazer a minha mãe pensar que eu estava morta e chamar a polícia. Quando ela não fazia, eu chorava. Sempre fui teatral. Eu não acho que nenhum dos meus parentes está surpreso. Quando mais jovem, Ben iria ver-me descer as escadas vestindo uma enorme 'anágua' que roubei da escola. "

"Eu gosto de usar dois elementos básicos para a minha roupa: rock ... você sabe, metal e correntes e essas coisas - misturada com fadas e drama e roupa vitoriana - fantasia".

"Eu amo coro, eu sou uma nerd do coro."

"Minha melhor amiga recentemente me disse que eu era a pessoa mais apaixonada que ela já conheceu. Eu não sei se isso foi um elogio ou um insulto, honestamente".

"As pessoas me disseram que não podem se vestir como uma fada. Eu digo, eu estou em uma banda de rock e eu faço o que diabos eu quero!"

"Se existe uma coisa que eu acredito, o que eu não sei de nada e tudo pode acontecer"


"Eu choro por tudo. Eu não sei porque, mas isso só me ajuda. Eu choro por coisas ruins e boas, às vezes a tristeza pode ser bonita"

"Eu tinha 13 anos e estava um pouco acima do peso com o cabelo poofy".

"Um monte de fãs chegam á mim e dizem: 'Essa música mudou minha vida, você pode me dizer o que você quis dizer quando você escreveu isso?" ou "Essa música me salvou quando tive que passar por um divórcio confuso. É comovente às vezes. "

quarta-feira, 23 de setembro de 2009

Curiosidades

Embora a maioria das curiosidades listadas abaixo foram encontrados através de pesquisa, eu não afirmo que elas sejam 100% verdadeiras.

Muitos destas curiosidades foram reunidas de várias fontes em toda a Web, e são baseados em pesquisas.

* Ela ama Tori Amos, Nirvana, Michael Jackson, Bjork, Coldplay.

* Sua favorita "Fallen song" é "Going Under", mas diz que "Haunted", descreve a melhor banda. Outra especulação é que ele é "Imaginário".

* Um dos seus filmes favoritos é An American Tail.

* Ela costumava ter um gato chamado Fievel (ela achou em uma vala e depois teve de dá-lo porque a banda estava indo em turnê).

* Ela também odeia "Who Let The Dogs Out" do The Baha Men.

* Ela odeia fast food, incluindo McDonalds e Burger King.

* Seu feriado favorito é o Halloween.

* A única coisa que ela poderia trazer com ela para uma ilha deserta seria um piano

* Ela é alérgica a lagosta. Se ela comer pode entrar em coma.

* Sua cor natural do cabelo é um castanho claro que são quase loiros e sua cor natural dos olhos é verdes radiante.

* Amy teve aulas de interpretação para a presença no palco antes que deles começaram a gravar o album "Fallen".

* Ela admite ouvir Mariah Carey.

* Seu filme favorito é o Nightmare Before Christmas.

* Seu ator favorito é Giovanni Ribisi.

*  Ela foi para a Mansão Assombrada na Disney World "um milhão de vezes".

* Ela ela tem mais medo de uma casa mal-assombrada do que uma montanha russa.

* A praia é um dos seus lugares favoritos - ela ama o mar.

* No colegial, ela era ativa no coral e teatro. Ela também foi presidente do coro! Daí o seu nome para si mesma, "nerd" coro.

* Ela realmente não tem nenhum nome de infância, era sempre foi Amy, Ames, ou Amers.

* Quando ela estava no ensino médio, ela insiste que ela estava "acima do peso e tinha os cabelos poofy".

* Ela se descreve em 3 palavras: única, simpática, incompreendida.

* Seus hobbies favoritos incluem pintura, desenho, e escrever em seus diários.

* Sua filosofia de vida é "Love Yourself" (Ame você mesmo).

* O seu pior vício é o chocolate Godiva.

* Ela adora Stevie Wonder.

* Ela não pode viver sem os seriados "Superunknown" e do Dr."The Chronic".

* Ela gosta de dirigir, mas quando ela dirige, ela assusta os passageiros, e muito.

* Ela odeia a política, e acha que Arnold Schwarzenegger é hilário.

* Ela pensa que é mais assustadora do que Jason e Freddy.

* Ela prefere dinheiro sob controle.

* Ela projeta a maioria de suas próprias fantasias.

* Ela acredita no sobrenatural. Ela ainda sente presença de fantasmas muitas vezes!

* Seu pai trabalha como DJ e sua mãe trabalhava levantando os 3 irmãos!

* Ela tem um medo de tubarões!

* Ela tem criticado Britney Spears e Christina Aguilera dizendo que mostram muito o corpo.

terça-feira, 22 de setembro de 2009

Duas Fotos Exclusivas do Album "The Open Door"




















Galeria de Fotos do Vídeo "Call Me When You're Sober"




 


Galeria de Fotos do Vídeo "Sweet Sacrifice"
















































Biografia Evanescence


Amy Lee e Ben Moody conheceram-se em 1994 num acampamento de Igreja para jovens em Little Rock, Arkansas, na época com 13 e 14 anos respectivamente. Foi aí que começou a história do Evanescence.
Ben conta que assistia a um terrível jogo de basket, sentado na arquibancada de um ginásio. Do outro lado da quadra havia um palco, foi quando pôde ouvir Amy cantando e tocando ao piano a introdução da música I'd Do Anything For Love do Meat Loaf, imediatamente atravessou o ginásio e foi até ela. Depois de se apresentarem e conversarem um pouco, Amy mostrou a ele algumas das músicas que havia escrito, minutos depois já estavam tocando juntos. Neste dia Ben a convenceu a formar a banda com ele. "Nós temos exatamente o mesmo gosto musical." Lembra Ben. "Quando vamos escrever, um completa o raciocínio do outro."
O som que Amy e Ben moldavam eles definem como "uma espécie de Death metal mais suave", misturando metal, arranjos eletrônicos e gótico, nomearam o estilo de "Épico Dramático" ou "Dark Metal". Um estilo bem diferente do que predominava na cidade deles, Amy conta que na época não conhecia sequer uma banda local com mulheres no vocal.
O Evanescence deu seus primeiros passos ainda em Little Rock, no Arkansas, influenciados por bandas como Type O´ Negative, Living Sacrifice, Portishead e Sarah McLachlan, começaram a gravar EPs de músicas como "Give Unto Me" e "Understanding".
Uma das primeiras músicas escritas e gravadas pelos dois foi "Understanding", que eles mesmos definem como "um gótico ridículo de 7 min". Amy conta que por algum motivo, a estação de rádio local resolveu tocá-la. Depois disso o Evanescence começou a criar reputação. Ficaram extremamente populares em Little Rock, mas ninguem sabia quem eram nem onde encontrá-los porque até então nunca haviam feito sequer um show pois não tinham condições de pagar outros músicos, a banda era apenas os dois, Amy fazia o vocal e o piano e Ben fazia todo o resto como o baixo, arranjos eletrônicos e guitarra.
"Evanescence", o EP de estréia foi lançado em 1998 na primeira apresentação ao vivo da banda, num bar chamado Vino, em Little Rock. O EP era um CD-ROM com edição limitada de 100 cópias, produzido pela gravadora Big Wig Enterprises, foi vendido durante o show e se esgotou na mesma noite.
Mais tarde, David Hodges juntou-se a banda para tocar bateria, após sua entrada que grande maioria das músicas do Fallen foram escritas, com sua ajuda. Depois da gravação do Origin, David deixou as baquetas para aderir ao piano e ao teclado nas gravações do Fallen, mas não durou muito tempo na banda.
Quando já tinham condições de pagar outro músicos o Evanescence passou a ser formado por Rocky Gray (bateria - ex Soul Embraced e Living Sacrifice), John LeCompt (guitarra base - ex Mindrage) e William Boyd (baixo). Ambos ajudaram na execução dos outros EPs. Porém, no Fallen, foram substituídos por participações especiais como de Josh Freeze na bateria (ex Guns N'Roses e atual A Perfect Circle) e Francesco Di Cosmo no baixo.
Fallen foi gravado em Los Angeles pelo produtor Dave Fortman (BOYSETSFIRE, Superjoint Ritual) e lançado pela Wind-up Records, mesma gravadora de bandas como Creed e 12 Stones.
Lançado nos EUA em 4 de março, o álbum já chegou ao terceiro lugar na lista Billboard 200 e vendeu 1,8 milhão de cópias. No final de junho, "Bring Me To Life" chegou ao quinto lugar da lista Hot 100. O álbum entrou para os Top 5 em sua quarta semana na parada Music & Media European Top 100 Albums. Duas semanas mais tarde já era o número 1, posição que manteve por duas semanas consecutivas. Em 2 de junho, "Bring Me To Life" foi lançado internacionalmente e passou cinco semanas consecutivas como número 1 da parada de Music & Media Eurochart Hot 100 Singles.

Em novembro de 2003, o guitarrista e co-fundaddor, Ben Moody, deixa a banda adruptamente para se dedicar a outros projetos, pegando todos de surpresa. Em seu lugar entra o ex-guitarrista do Cold, Terry Balsalmo, que, de substituto provisório passa a ser integrante permanente do Evanescence, graças à boa química apresentada com a banda durente os shows.
Em 2004 é lançado o DVD Anywhere But Home, que registra uma apresentação ao vivo em Paris, durante a turnê. O DVD ainda conta com cenas extras de backstage e uma faixa bônus inédita, entitulada Missing.
Enquanto isso, é grande a expectativa para o novo álbum, que deve ser lançado em meados de 2005. A vocalista Amy Lee adianta que será um disco de extremos e, provavelmente, mais experimental. Será a primeira vez que a nova formação da banda mostrará suas composições.

Biografia Amy Lee

Amy Lee


 

Amy Lee fundou a banda Evanescence com Ben Moody quando se conheceram num acampamento para jovens. Ben (com quatorze anos) estava assistindo uma partida de basquete quando ouviu Amy (com treze anos), tocando e cantando "I'd Do Anything For Love" de Meat Loaf no piano. Os dois começaram a conversar, e Ben a convenceu a formar uma banda própria, que logo se tornou uma espécie de new metal com elementos de rock e clássicos, que anos depois tentariam incluir no Evanescence.
Amy tem um irmão (Robbie) e duas irmãs (Laurie e Carrie). Ainda na escola, foi presidente do conselho de corais e participou de grupos de teatro . Sua família mudou-se para vários lugares, incluindo os estados do Illinois, Kansas e Flórida, mas finalmente, quando Amy tinha treze anos, instalaram-se em Little Rock, Arkansas, onde o Evanescence começou. Ela se formou em 2000 na Pulaski Academy, e também freqüentou a Middle Tennessee State University.
Sofreu um grande trauma da infância com a morte de sua irmã de três anos. As canções "Hello" (do álbum Fallen) e "Like You" (do álbum The Open Door) abordam este tema.
As principais influências musicais de Amy são: Björk, Tori Amos, Korn, Soundgarden, Portishead, Danny Elfman,Depeche Mode, Paradise Lost, Type O Negative, Nine Inch Nails,lacrimosa e Mozart.
Teve uma relação pública com Shaun Morgan, vocalista e guitarrista do Seether, num relacionamento que durou de 2003 a 2005. A música Call Me When You're Sober do álbum The Open Door fala sobre o relacionamento de Shaun.
A voz de Amy Lee é classificada em Soprano lírico-ligeiro (Dó3 ao Fá5), timbre feminino intermediário entre o leggero e o lírico, com amplitude de três oitavas do Mi3 até o agudíssimo Mi6.
Em maio de 2007, se casou com o terapeuta, Josh Hartzler, um amigo de adolescência. Viajou para as Bahamas em lua-de-mel.

Out of the shadows

"Fora das sombras" é o nome traduzido para português da campanha da cantora do Evanescence. É uma campanha para a compreensão da Epilepsia e ajuda aos milhões de portadores da sindrome. É uma campanha patrocinada pela Epilepsy Foundation.

Outros projetos

Participou da música "Missing You" da banda Big Dismal, fazendo backing vocals. Junto com a banda sul-africana Seether, contribuiu com a faixa "Broken" para trilha do filme O Justiceiro. Antes disso, participou na gravação de duas músicas de um disco solo do ex-integrante de sua banda, chamado David Hodges, Amy canta alguns versos nas músicas Breathe e Fall Into You. Participou também do clipe God's Gonna Cut You Down do cantor Johnny Cash. Recentemente participou do acústico do Korn, numa versão da música Freak on a Leash. Também participou do programa infantil Cartoon Network, e seu último trabalho paralelo foi na regravação da trilha sonora do filme "The Nightmare Before Christmas" (O Estranho Mundo de Jack) que é um CD com novas versões de várias bandas para as músicas do filme. Amy trabalhou a música "Sally's Song" (Canção de Sally).

Discografia

Álbuns

  • 2000 - Origin
  • 2003 - Fallen
  • 2004 - Anywhere but Home
  • 2006 - The Open Door

EPs

  • 1998 - Evanescence EP
  • 1999 - Sound Asleep EP