Banda
► Evanescence significa “que se dissolve”, “uma dissipação como o vapor”. Seu pronunciado correto é: Evan-ésens. E o símbolo dos Evanescence, é um símbolo transcrito (da antiga língua índia) pela letra "E".► Evanescence já foi classificada como uma banda cristan, tudo porque Ben Moody disse: "Deus é amor" mas logo a frente corrigiu o mal entendido : "Posso dividir esses sentimentos mas essa não é a missão da banda". Logo Amy Lee diz: "Creio em Deus, mas não tem nada ha ver com meu trabalho".
► Até hoje não se sabe dizer o estilo certo sobre a banda, sendo comentados como: Rock Alternativo, Rock Gótico, Metal Alternativo, Hard Rock e Dark Rock.
► Durante a escolha do nome para a banda, pensaram em nome de Childish Intentions e Strycken, até então se tornar como Evanescence.
► A grande influência que a banda teve para ter seu estilo foi através de Danny Elfman, Type O Negative, Portishead e Sarah McLachlan.
► A banda teve começo formado por dois integrantes, Amy Lee (Vocal - Piano) e Ben Moody (Bateria, baixo e arranjos eletrônicos) e umas das primeiras músicas que comporam foram as músicas Understanding e Give Unto Me.
► Durante o reconhecimento do grupo através da rádio pra cidade local, Ben Moody ficou meio preocupado pelo o fato de saber que ainda não hávia meios de como se apresentar pois nem dinheiro para pagar músicos, tinham.
► O primeiro show feito pela banda foi no Vino's em Little Rock/Estados Unidos.
► No Evanescence já se passaram 7 integrantes e oficialmente até o momento só se encontram 3, Amy Lee (Vocal/Piano, Terry Balsamo (Guitarra) e Tim McCord (Baixo).
► A banda já fez 11 covers: Soundgarden (4th Of July), Dolphins Cry (Live), Metallica (Enter Sandman), Nirvana (Heart Shaped Box), Metallica (One), A Perfect Circle (Orestes), Offspring (Self Esteem), Stone Temple Pilots (Sex Type Thing), Korn (Thougless), The Doors (People Are Strange).
Integrantes
► A cantora Amy lee desde criança já se admirava com o mundo da música. Chegou a ser presidente do conselho de corais e participou de grupos de teatro durante os anos de estudo na sua escola.► Durante a formação da banda, Ben Moody co- fundador de Evanescence, chegou a receber proposta para entrar em duas bandas, mas recusou, insistindo no grande projeto que ele e a Amy Lee comerçara a desenvolver.
► Houve mudanças de integrantes na banda, mas até hoje só se foi esclarecida uma delas. Que foi o caso do ex-baixista Will Boyd, que deixou o grupo em 2006 comentando que ficara muito onge da fámilia durante as turnês e queria agora está do lado deles. Mas no caso de David Hogdes, que saiu por motivos pessoais até agora não esclarecido, Ben Moody (Ex-guitarrista) que abandonou a banda durante a turnê que acabou deixando a cantora super magoada, John LeCompt (Ex-guitarrista) que saiu em meados de 2007 por motivos desconhecidas também e junto nessa, o seu parceiro Rock Gray (Ex-baterista).
► Terry Balsamo, atual guitarrista a quem substituiu o lugar do co-fundador da banda, o Ben Moody faz uma ótima parceria a cantora Amy Lee. Segundo ela diz que ele ajuda bastante em suas composições e idéias. Mas houve um susto durante o trajeto do álbum The Open Door. O guitarrista tem de costume a fazer um "headbanger" (Movimentos bruscos balançando a cabeça), o que causou um dano na artéria no pescoço levando á um derrame. Imediatamente foi levado a um hospital ficando por tempo indeterminado.
► Amy Lee por sua grandiosa voz já recebeu convites para fazer parte de trilhas sonoras de filme, que no qual fez parte da regravação da trilha sonora de O Estranho mundo de Jack (Nightmare before Christmas) e também chegou a participar do Acústico Mtv da banda Korn, cantando junto com eles umas das músicas de sucessos
Álbuns
► Durante o começo da banda, o primeiro trabalho feito por eles foi um EP (Extanding Play- sigla em inglês que significa um trabalho que não se considera como álbum), que foi divulgado para compra durante o seu primeiro show com 100 cópias da mídia, onde na mesma hora se esgotou, o EP se chamava "Evanescence EP".► "Sound Sleep EP" ou "Whisper EP", foi segundo trabalho da banda que imediatamente ápos ser bem reconhecido pelo "Evanescence EP", tiveram animo para criá-lo no ano seguinte.
► No "Evanescence EP" a arte da capa teve uma foto de uma estátua tirada de um cemintério. A peça se chama Angel Of Grife, onde um escultor a fez em homenagem a sua mulher chamada Emelyn e coincidentimente, um outro grupo de rock teve a estátua também usada na arte da capa, mas nada intensional.
► Outro trabalho feito pela banda e que também se esgotou na mesma noite com mais de 2 mil cópias foi o "Origin", contendo mais músicas e ganhando mais fãs e admiradores pelo o seu trabalho. E dessa vez teve arte na capa do cd, que foi criada pelo ex-baterista da banda - Rock Gray .
► O álbum "Fallen", primeiro trabalho reconhecido mundialmente da banda, ajudou o Evanescence a fazer primeira turnê pela europa e ainda ganhar 2 prêmios no Gramy, um de melhor banda revelação e melhor perfomance hard Rock pela a música Bring Me To Life.
► Com o grande sucesso na era "Fallen", o banda resolveu fazer um cd & dvd chamado Anywhere But Home, gravada em Paris/França, que foi produzido pelo o mesmo diretor de U2, porem certos fãs reclamaram pelo os canais de ponto saída de áudio do dvd pois poderiam ser melhor já que o diretor do dvd já esteve com umas das melhores banda do mundo.
► A certas curiosidades no dvd, uma é que: se o co-fundador Ben Moody não tivesse abandonado a banda durante a turnê, os extras Bastidores, teriam maior duração no dvd. Outra, é que no menu Principal há um vídeo especial escondido em que a banda fez para um programa de televisão. Já outra curiosidade, é que durante o show dvd, mais precisadamente no começo da música Taking Over Me, pode se vê uma bandeira brasileira na platéia nas mãos de um fã.
► A faixa Thoughtless, cover da banda Korn no Dvd " Anywhere But Home", trouxe um processo de US$ 57.000,00 pois o americano Travis Skin, ao comprar o DVD para sua filha, alegou que o encarte não alertava ao conteúdo explicíto das letras.
► O segundo álbum da banda, "The Open Door" traz além de um outro ar atsmoférico comparado ao "Fallen", no encarte do cd, a arte também traz algo mais misterioso. A certas figuras que foram colocadas para cada música escrita no encarte. Onde há um significado psicologico para elas. E falando em arte do cd, o design do álbum também foi muito diferente, onde aqueles que fizeram pré-venda pela internet, recebeu a mídia dentro uma caixinha feita de papelão. Mas muito fãs alegam que com grande uso, acaba durando menos.
►A cantora em depoimento do seu segundo trabalho sendo reconhecido ao mundo inteiro, ela comentou que estáva bem mais preparada, forte e ciente de seu trabalho e força pessoal. Daí então, o surgimento do no nome pro segundo álbum, que surgiu durante enquanto ela estava dentro de uma piscina.
Músicas
► As canções "Whisper", "My Immortal" e "Imaginary" foram escritas desde que Ben e Amy começaram a escrever juntos.► Na música "Understanding" foram colocadas trecho dos filmes Quando um Homem Ama uma Mulher (When a Man Loves e Woman) e The Haunted House.
► Certas músicas do Evanescence foram colocadas trechos em latim, como na música "Anythig For You", "Lacrymosa" e na "Whisper". Durante a parte final da música "Whisper" pode se escutar a frase "Servatis apericulum, Servatis a maleficum" que significa: Salve-nos do perigo, Salve-nos da maldição".
► "Going Under" é a musica preferida de Amy Lee, segundo ela, a letra foi tirada depois de terminar uma relação muito e tormentosa e dolorosa pra ela...
► Ao fazer a música single "Bring Me To Life", a cantora diz que a letra foi inspirada da relação em que teve com seu marido. No início era para se chamar "Wake Me Up Inside", mas não acabou sofrendo alteração.
► Durante a estréia de Evanescence nas rádios, a cantora Amy Lee queria que o primeiro single da banda fosse Going Under, umas das predileta da cantora, porem a música Bring Me To Life tomou conta primeiro do conhecimento da banda pro mundo, graças a trilha sonora em que fez parte de Demolidor - O Homem Sem Medo (Daredevil).
► Não só a música "Going Under" mas também a "All That I'm Living For " sofreu rebaixamento durante o sucesso do álbum The Open Door, que infelizmente não foi para as rádios, sendo substituida por "Sweet Sacrifice".
► A música "Hello" colocada no álbum "Fallen", segundo a cantora, foi feita para a sua irmã que faleceu quando criança. Tanto que, nunca foi tocada em show e até mesmo, a cantora queria que "Breath No More" ficasse no lugar dela.
► A música "Tourniquet", foi uma música feita pela a banda Soul Embraced, onde o ex-baterista Rock Gray participou da banda, trouxe a música ao Evanescence durante o seu tempo com eles e agora novamente se encontra com a banda, criadora da música.
► A "My Immortal" foi bem prestigiada pelo o mundo todo e pelo os fãs, mas ficava uma dúvida no ar deles, de o que seria certos bipes que aparecem durante o final da música. Segundo Ben, era do sintetizador do teclado que apertada por muito tempo, acaba naquela sonoralidade e acabaram gostando.
► Call Me When You're Sober, foi uma música em que a Amy Lee fez questão que fosse a primeira a estreiar o segundo álbum da banda. Pois a letra se tratava meio que uma resposta sobre o relacionamento em que teve com ex-namorado.
► Na música "Your Star", a cantora disse que a escreveu em um noite na cidade de Lisboa/Portugual dizendo que não havia estrela no céu e também se sentia muito sozinha. O engraçado também que durante o coral colocada na música, está em português: "Alma surdo, loucura, onde está seu alma? Loucura, todo sozinho". Mas pode se notar que há erro na frase.
► "Good Enough" que foi o quarto e último single do álbum The Open Door, foi escrita por Amy Lee e que segundo produtores do filme Ás Cronicas De Nárnia, pediu a ela uma música para fazer parte da trilha e que ocasionalmente foi a "Good Enough", mas após ver a letra, acharam muito sombria.
► A cantora de Evanescence, recebeu um convite da Walt Disney para regravar a música da tilha sonora do filme O Estranho Mundo De Jack (Nightmare before Christmas), a Sally's Song. Por coincidência, a cantora desde pequena adorva vê esse filme que a qual, é um de seus prediletos.
Vídeos
► Metade dos clipes feitos pela banda, teve cenas rodadas em outros países.► Primeiro clipe da banda, Bring Me To Life, a Amy Lee já teve que pegar no pesado. Teve uma cena que a cantora teve que pular mais de 20 metros de altura para simular a queda em um prédio. Durante os ensaio, o seu ex-parceiro de grupo, Ben Moody participou também junto com ela o pulo. No clipe, o cantor da banda 12 Stones, marca a presença pois ele, foi conivdado a fazer parte do refrão da música lançada especialmente para o álbum Fallen. O Clipe foi feito na Romênia.
► Já no segundo clipe da banda, a cantora investiu pesado no figurino de sua roupa para o clipe, dando um custo de mais de 2 mil doláres que foi feito por ela mesma. E também chegou a pegar um resfriado durante as gravações. O clipe foi baseado no filme A Morte Do Demônio (The Evil Dead) e foi rodado em Los Angeles e em Berlim/Alemanha.
► O clipe "My Immortal" foi feito preto em branco, segundo o diretor para da mais realidade da música. O engraçado é que a cantora em minuto se quer, põe o pé no chão, dando a impressão de ser uma alma perdida. As filmagens ocorreram no Gothic Quarter, também chamado de Jesuit Preacher Square pois a igreja que fica no centro é dedicada a ele. O clipe foi rodado na Barcelona/Espanha.
► Já no clipe "Everybody's Fool", o contexto dos clipe foi totalmente levado ao pé da letra. Segundo a cantora diz que há pessoas famosas que se vendem através de mentiras e, em certos pontos, chegam a relacionar essas mentiras com sua própria carreira. O clipe também foi feito em Los Angeles pelo o mesmo diretor do clip "Bring Me To Life" e "Going Under".
► "Call Me When You're Sober" teve como seu papel de fundo a história de Chápeuzinho vermelho. Colocando lobos de verdade nas gravações que no entanto a cantora sentiu alergia durante as gravações. Outra curiosidade é que o modelo e baterista Oliver James Goodwill da banda Melessa Jean, foi convidado para interpretar o personagem do Lobo como pessoa. O clipe foi gravado em Hollywood.
► O segundo clipe do álbum "The Open Door", "Lithium" filmado também em Hollywood, já mostra um clipe mais dark e densa durante a era dos clipes do álbum. Segundo pela a Mtv americana, é o combate da Amy Lee de branco, representando a felicidade contra a Amy Lee de preto que representa a tristeza. A curiosidade também é que a cantora fez outra cena dentro da água como foi o caso do clipe "Going Under".
► O clipe "Sweet Sacrifce" foi feito em Los Angeles e baseado no filme A Cella (The Cell). A produção contou com as inormes imagens refletidas em telões de tecido parecendo cortinas, onde integrantes ficavam perto das imagens. Motivo? é como se estivéssemos nas paredes de nossas mentes, diz a cantora.
► Em seu último clipe, "Good Enough", o clipe não contou com a participação de toda a banda, somente a Amy Lee. Pois a música na verdade só a dois instrumentos, piano e violão celo. Durante as filmagens, a cantora teve que lidar com fogo e água. O vídeo foi feito em Budapeste.
► Com a participação na música "Broken" da banda Sheeter ao qual a Amy namorou o cantor da banda, também participou do clipe que aonde foi feito no Deserto de Lancaster. E grande parte ali do cenário gravado, objetos já faziam parte do lugar, sem mesmo a própria produção colocar.
Nenhum comentário:
Postar um comentário